quinta-feira, 1 de maio de 2008

Serviços da Biblioteca Nacional às pessoas portadoras de deficiência

Serviços da Biblioteca Nacional

Serviços:

Aos Leitores e Investigadores: Salas de Leitura: Leitura Especial

Funcionamento

Os leitores da ALE são cidadãos deficientes visuais certificados, de qualquer idade, capazes de utilizar as espécies postas à sua disposição. Não necessitam de cartão de leitor para fazer os seus pedidos, mas devem fazer a sua inscrição nos serviços, preenchendo uma ficha adequada, pessoalmente, por telefone, por correio ou por correio electrónico.As obras podem ser requisitadas pessoalmente, através de um intermediário, por telefone, por correio e por correio electrónico.

O horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira, das 9h30m às 17h30m.
O período de empréstimo é de 30 dias, prorrogável desde que as obras não tenham entretanto sido requisitadas por outro leitor.


Contactos
Área de LEITURA ESPECIAL
Biblioteca Nacional Campo Grande 83,
1749-081 Lisboa - Portugal
Tel: 21 7982000 - 21 7982041/9
Fax: 21 7982138


Empréstimo
A Área de Leitura Especial desde o início da sua actividade empresta para uso no domicílio, para todo o país. Os leitores só precisam de fazer os seus pedidos pelos meios ao seu alcance. Dependendo das necessidades ou vontade dos requerentes, os pedidos são satisfeitos ou por correio ou directamente. Pratica-se o Empréstimo Interbibliotecas. A ALE serve de intermediária entre os leitores e outras bibliotecas congéneres, portuguesas ou estrangeiras.

Fonocópias
Disponibilizam-se os livros sonoros fornecendo fonocópias em suportes (cassetes) entregues pelos leitores ou por bibliotecas congéneres. Vias a utilizar? As mais acessíveis a cada um.

Edição da Revista Ponto e Som
PONTO E SOM é editada pela BN/ALE, desde 1974. A sua periodicidade é trimestral e é enviada gratuitamente a todos os interessados em recebê-la. É editada em braille, em disquete e em cassete. Trata de matérias gerais e de matérias relacionadas com a deficiência visual. Divulga as aquisições bibliográficas do trimestre anterior.

Produção de livros em Braille
A ALE reproduz para braille livros a negro. Os modos de produção foram sendo ajustados aos meios tecnológicos disponíveis. Se no começo (1969) se utilizavam as célebres máquinas PERKINS BRAILLER, actualmente recorre-se às novas tecnologias. Produz-se braille em computadores comuns, scanners comuns, softwares comuns, complementados com softwares específicos, conhecimentos específicos e impressoras braille.

Produção de Livros Sonoros
Para responder às necessidades de leitura dos deficientes visuais que não lêem braille e também para reduzir as carências de informação dos que são capazes de utilizar este sistema, a BN tem-se empenhado na produção de livros sonoros. De facto, a quase totalidade dos títulos resulta de produção própria. Esta produção própria é feita por compra de serviços a ledores que preenchem os requisitos necessários, sendo no entanto de destacar a significativa colaboração de voluntários.

Catálogos
Produzem-se catálogos das colecções monográficas - estando disponíveis para empréstimo ou para venda, em braille, em tinta e em disquete. O catálogo dos livros sonoros também é feito em cassete, para servir os leitores que não lêm braille. Parte das referências bibliográficas dos fundos da ALE estão integradas na PORBASE. São mais de 1 600 títulos em braille e/ou em suporte sonoro.


In http://www.bn.pt/servicos-ao-publico/sala-leitura-especial.html


Cumprimentos
ABEA

Sem comentários: